8 BENEFÍCIOS DO OUTSOURCING DE TI
O Outsourcing de TI é uma tendência para empresas que querem profissionalismo e qualidade no atendimento. Muitas já tiveram alguma experiência com este tipo de serviço, mas dúvidas ainda geram desconforto em alguns CIOs.
Que benefícios minha empresa vai ter com o outsourcing de TI? Essa é uma das perguntas mais comuns feitas por clientes, aos nossos consultores. Em função disso, listamos para você os principais benefícios comprovados por muitas das organizações que atendemos.
Foco no negócio
Não dá mais para perder tempo com atividades de rotina. Os CIOs e suas equipes estão cada vez mais envolvidos nos processos de gestão do negócio, deixando para terceiros as atividades mais rotineiras, concentrando-se naquelas cuja especialidade seja mais complexa, difícil de encontrar ou de capacitar, ou em que a experiência contribui para a adoção de processos e melhores práticas.
Aumento da qualidade
O fato de atender muitas empresas e ter vivenciado problemas e situações, faz com que os técnicos das empresas terceirizadas tenham um tempo de resposta muito mais rápido e de qualidade. Geralmente, os índices de SLA acabam subindo, em relação à satisfação dos usuários. Em um dos nossos clientes, no atendimento dos chamados conseguimos reduzir o tempo médio de solução de 72 horas para 5 horas.
Disponibilidade constante
Com uma equipe terceirizada você terá disponibilidade constante de atendimento aos usuários, pois não precisará administrar ausências de pessoal. Elimina problemas como afastamento em função de férias, doenças, treinamento etc.
Redução de Custos de TI
Tendo dentro da empresa um fornecedor que possa oferecer serviços em várias tecnologias e com múltiplas especialidades, não há necessidade de sair em busca de novos fornecedores e novas contratações, reduzindo custos e otimizando o tempo. Proporcionamos, para um de nossos clientes, uma economia de 75% no plano de aquisição de equipamentos, via otimização dos recursos de TI existentes.
Redução de custos com recursos humanos
É uma das principais vantagens de outsourcing de TI. Os investimentos em treinamento e capacitação do pessoal diminuem com a contratação de uma equipe terceirizada. Assim, você sempre vai ter um profissional com as habilidades desejadas, quando a demanda surgir. A um dos nossos clientes proporcionamos uma economia de R$ 552 mil anuais na otimização da equipe de atendimento a chamados.
Experiência e qualificação
Empresas de outsourcing de TI dispõem de equipes treinadas e qualificadas em diversos ambientes e sistemas. Seus parceiros de tecnologia também contam, pois é por meio deles que a empresa terceirizada vai sugerir as tecnologias que sua empresa vai contratar. O conhecimento tácito, isto é, aquele adquirido pela experiência com outras empresas, também faz diferença na qualidade dos serviços prestados a sua empresa, além da aplicação das melhores práticas ITIL.
Aumento da competitividade
Crescer de forma sustentável é um dos principais desafios para as organizações. Com o outsourcing de TI surgem oportunidade de aumentar a competitividade. Para o sucesso do negócio, as organizações precisam de infraestrutura adequada para a atender às atuais e futuras necessidades. Assim, o outsourcing de TI ganha espaço, contribuindo para que suas equipes foquem atenção no negócio, enquanto um fornecedor mantém a área de TI funcionando. O ideal é escolher um único fornecedor que possa oferecer opções de hardware, software e serviços, o que chamamos de “Full Outsourcing”.
Aumento da segurança das informações
Outro item essencial para o sucesso de qualquer empresa é a segurança. As organizações precisam adotar sistemas e políticas claras de segurança da informação, independentemente do seu porte. Com as melhores práticas de ITIL, as empresas que prestam serviços de outsourcing de TI geralmente englobam serviços de análises de vulnerabilidade e de riscos, planos de contingência e planos de continuidade para os negócios.
O sucesso do outsourcing de TI depende também de um plano estruturado do projeto
Não podemos esquecer de mencionar que os CIOs precisam ter um plano estruturado, com as metas que devem ser cumpridas para alinhar os benefícios desta parceria. O sucesso do projeto de outsourcing de TI não está só na escolha de um bom parceiro, mas também em planejar e acompanhar sua implementação. Objetivo, atividades, prioridades, benefícios, áreas impactadas, prazos de execução e investimento devem fazer parte do plano.
O documento deve ser acompanhado periodicamente pela equipe de gestão, com informações suficientes que possam oferecer, ao fornecedor e ao contratante, condições de avaliar as etapas, priorizando atividades de acordo com as estratégias e objetivos da empresa.