O que é suporte de TI?
É muito claro o quanto o avanço tecnológico promoveu várias oportunidades e possibilidades para as empresas, especialmente no que diz respeito a otimização de processos e o aumento da produtividade. Por isso, o apoio do suporte de TI se tornou fundamental para que as empresas se tornassem mais competitivas no mercado.
Afinal de contas, é papel desse setor implementar os processos de tecnologia, oferecendo uma gama de serviços que garantem o funcionamento adequado e com segurança das máquinas e das ferramentas.
Então, como a tecnologia é uma parte integrada de grande parte das empresas, entender o que é o suporte de TI é muito importante. Veja abaixo!
O que é?
O suporte de TI envolve todos os serviços de assistência voltados para a implementação, utilização correta e manutenção dos recursos e ferramentas tecnológicas da empresa.
Assim, o setor de TI é essencial para o funcionamento de qualquer tipo de empreendimento, até mesmo para aqueles que possuem apenas uma rede de computadores simples funcionando.
Isso porque, a tecnologia é parte integral da rotina de qualquer empresa nos dias de hoje e isso é inegável.
Inclusive, já parou para imaginar quais atividades são possíveis de serem realizadas sem o suporte da tecnologia? Quase nenhuma, não é mesmo? Afinal, é provável que a sua empresa utilize no mínimo computadores e algumas ferramentas de gestão.
Logo, isso mostra que até mesmo as menores empresas do mercado precisam sim de um suporte de TI. É claro que, muitas vezes, pequenos empreendimentos não contam com orçamento para manter um setor próprio.
Entretanto, é totalmente possível terceirizar essa operação e garantir assim que não haja falhas e brechas na segurança, principalmente quando se fala em tecnologia.
Principais problemas que as empresas sem suporte de TI
Hoje o suporte de TI desenvolve um papel estratégico dentro das empresas, sendo considerado até mesmo como um diferencial competitivo, pois as ações são mais bem desenvolvidas e implementadas com ajuda dele.
Em contrapartida, os negócios que não contam com o suporte de tecnologia de informação passam por uma série de problemas, dentre eles podemos mencionar:
- Falha na segurança – com a Lei Geral de Proteção de Dados, caso haja qualquer vazamento ou uso de dados sem consentimento forem percebidos, as multas podem ser de até R$ 50 milhões;
- Softwares e hardwares desatualizados – é muito comum que as máquinas nas empresas permaneçam com as configurações iniciais por bastante tempo, tornando-se desatualizadas. Com isso, há o grande risco de prejuízos e falhas repentinas;
- Backups inexistentes ou ineficientes – o armazenamento e a manutenção das informações e dos arquivos são essenciais para as empresas. Entretanto, sem o suporte de TI é provável que os backups não existam ou, caso existam, seja ineficientes, trazendo assim a perda de dados;
- Mais gastos – com softwares e hardwares desatualizados, há qualquer momento os equipamentos podem apresentar problemas e isso envolve custos surpresas para a empresa;
- Menos produtividade – máquinas paradas é sinônimo de diminuição da produtividade da empresa, ou seja, há ainda o impacto financeiro.
Tipos de suporte de TI
Ficou claro o quanto o suporte de TI é importante dentro de uma empresa e o quanto a ausência dele pode causar problemas sérios, afetando a produtividade e causando a ausência de vantagem competitiva.
Porém, é essencial conhecer os tipos existentes, exatamente para escolher o mais adequado e que vai suprir as demandas do seu negócio. Veja quais são eles!
Presencial
Neste tipo de suporte, um profissional de TI atuará de modo exclusivo para a empresa, entendendo as necessidades do ambiente e da estrutura, trazendo mais rapidez para a resolução dos problemas.
Em geral, o TI presencial é mais indicado para as empresas de médio e grande porte, que possuem uma estrutura tecnológica maior e que requer um acompanhamento constante.
Campo
É voltado para a resolução de problemas de médio e alta complexidade, já que demandam que o profissional faça uma visita de forma esporádica até a empresa.
Em geral, o atendimento é voltado para resolver problemas físicos, como falhas em equipamentos e cabos de rede, por exemplo.
Então, é um tipo de suporte indicado para pequenas e médias empresas, que contam com uma estrutura de TI mais enxuta.
Remoto
O suporte de TI remoto é voltado para o atendimento de problemas mais simples. Por isso, costuma ser voltado para aquelas empresas de pequeno porte.
Neste caso, os profissionais de TI através de softwares de compartilhamento acessam as máquinas da empresa para avaliar o problema e resolver a situação.
Portanto, é uma solução bem rápida e eficaz, com um baixo custo e ótimas para as empresas que não tem um setor de TI específico.
Dicas de como contratar um suporte de TI
Fazer a terceirização do TI da sua empresa é uma excelente escolha, pois você passa a contar com uma equipe especializada para resolver os problemas tecnológicos que podem surgir no dia a dia.
No entanto, antes de assinar o contrato é importante avaliar alguns fatores para a escolher a melhor empresa parceira. Veja!
Infraestrutura
É fundamental se atentar a infraestrutura da empresa e aqui estamos falando de:
- Serviço próprio de dados;
- Colaboradores capacitados;
- Atendimento de qualidade.
Afinal, ter um parceiro organizado e disponível é muito importante para garantir o melhor suporte técnico.
Avaliação dos clientes
O que os clientes dessa empresa de TI estão falando sobre ela? Utilize a internet para procurar pelas avaliações e depoimentos. Essa é uma ótima maneira de descobrir se a empresa fornece um bom atendimento ou não
Quantidade de colaboradores
É interessante ainda conferir se os colaboradores são conhecidos e se possuem formação na área. Além disso, confira também a quantidade de funcionários.
Quanto maior a quantidade existente, melhor para o seu negócio, pois significa que as suas demandas serão atendidas com rapidez.
Certificação da empresa
Por fim, confira se a empresa parceira possui todas as certificações necessárias para os serviços que oferece. O uso de sistemas de gestão envolve questões de segurança e confiabilidade.
Então, justamente por isso é preciso que a empresa tenha os certificados necessários e possua um bom protocolo de segurança.
O suporte de TI ajuda a empresa a crescer e prosperar. Então, para aumentar a produtividade do seu negócio e garantir um diferencial competitivo no mercado, que tal conhecer as nossas soluções? Entre em contato conosco agora mesmo!