Field Service: Entenda o que é e os benefícios para a sua empresa
Quando o assunto é suporte de TI, é muito comum imaginar que tudo acontece de forma remota, não é mesmo? Porém, este não é o caso do field service.
Isso porque, ele se trata do serviço em que o profissional de TI vai até o lugar onde está o equipamento que apresenta falhas para realizar os reparos necessários.
Em tradução para o português, field service quer dizer “serviço de campo” e hoje vamos explicar mais sobre esse tipo de suporte, apresentando os seus benefícios e muito mais.
O que é field service?
Como a própria tradução já deixa claro, “serviço de campo” é qualquer atividade feita fora da empresa.
Então, é um tipo de serviço muito comum na tecnologia e acontece quando o técnico se desloca até o local onde o cliente está para realizar a manutenção, instalação ou reparo de equipamentos.
Com certeza você já deve ter usufruído do field service. Uma situação muito comum em que ele acontece é quando se tem um problema no notebook ou computador que não é possível identificar. Assim, entra-se em contato com a assistência técnica.
Neste primeiro momento, a assistência técnica tenta resolver o problema por telefone que não é eficaz. Após isso, é informado que um técnico vai até a sua residência para solucionar o problema.
Portanto, é exatamente essa ida do técnico até a sua casa para identificar e solucionar o problema no equipamento que se chama de fiel service.
Todavia, encaminhar o técnico para fazer o reparo, seja de notebooks, desktops ou softwares, nunca é a primeira atitude a ser tomada pelo suporte de TI.
A razão para isso é muito simples: existem dois serviços que estabelecem a necessidade do field service. São eles:
- Help Desk – traduzindo para o português significa “Central de Ajuda” e é o primeiro suporte do TI. Ele acontece de forma remota, por telefone ou online;
- Service Desk – atende as demandas mais complexas e que não foram solucionadas pelo Help Desk. É aqui que se estabelece se há a necessidade de o atendimento ser realizado presencialmente ou remotamente.
Como funciona?
As empresas especializadas nesta modalidade de serviço em campo sempre contam com ferramentas e recursos tecnológicos que estão disponíveis para facilitar os serviços que devem ser realizados neste ambiente externo.
Esse tipo de sistema garante que a comunicação aconteça de modo eficaz e ágil, facilitando os agendamentos, despachos e o compartilhamento de informações entre os profissionais técnicos que estão em campo e os que permanecem no escritório.
Afinal de contas, para que as empresas possam efetivamente usufruir das vantagens do field service é importante que a terceirizada seja rápida na troca de dados e na mobilidade.
Inclusive, é por isso que a empresa de TI parceira tem ferramentas que ajudam na realização de diversas tarefas, como:
- Agendamento das ordens de serviço;
- Atribuições das demandas para os profissionais técnicos disponíveis;
- Comunicação em tempo real com os técnicos que estão em campo;
- Coleta de informações referentes a prestação do serviço para com a empresa, como horário de chegada, tarefas que foram realizadas e solicitações de informações;
- Compartilhamento do histórico da empresa cliente para que o técnico preste um atendimento eficaz.
Benefícios de contar com o serviço field service para sua empresa
Agora que você já sabe o que é e como funciona, separamos alguns benefícios desta modalidade de suporte. Veja!
Soluções rápidas
A agilidade é uma grande vantagem do field service. Afinal de contas, com o técnico no local em que o equipamento ou sistema está apresentando problemas, a reparação pode ser feita com maior rapidez, garantindo a continuidade dos processos da sua empresa.
Redução de danos
A partir do momento que o problema é solucionado com rapidez, os danos são minimizados também.
O profissional que faz essa atividade em campo é capacitado para lidar com todo o sistema da sua empresa, atuando assim para prevenir os possíveis problemas que o equipamento possa ter.
Gastos reduzidos
Com o técnico na sua empresa, indicando como funciona os sistemas, como fazer uso deles e as melhores práticas de TI para os seus funcionários, as chances de que as falhas acabem causando a paralisação dos processos são baixas.
Então, isso leva ao benefício dos gastos reduzidos, não havendo necessidade de compra de equipamentos sem o devido planejamento, por exemplo.
Melhora o fluxo de trabalho
Com o problema sendo solucionado com rapidez, a equipe de profissionais da sua empresa pode retornar às atividades o quanto antes, sem acúmulo de tarefas e sem a necessidade de paralisar as atividades enquanto aguarda serviços de reparo à parte.
Acompanhamento das evoluções tecnológicas
As soluções de problemas de tecnologia estão cada vez mais eficazes, porém as demandas estão cada vez mais complexas também. Assim, é natural que as empresas não consigam acompanhar essa evolução, pois estão focadas na sua atividade-fim.
No entanto, com o apoio de uma empresa parceira de field service em TI, é possível garantir que a sua empresa tenha acesso às melhores soluções do mercado para os problemas específicos que possam surgir.
Melhora relação com o cliente
O funcionamento adequado dos sistemas e equipamentos da sua empresa permite que os seus funcionários consigam fornecer um bom atendimento aos clientes. Portanto, isso melhora a relação com seu público.
O field service é uma modalidade de atendimento e suporte obrigatório para as empresas que costumam enfrentar problemas de TI de maior complexidade e de modo recorrente.
Então, a sua empresa quer investir em field service? Entre em contato conosco e confira as nossas soluções!