A importância do TI para os negócios
Por um longo período de tempo, a tecnologia da informação foi considerada um mero item de suporte à organização, um “centro de custo” que a princípio não gerava qualquer retorno para o negócio. Mas as aplicações da TI foram sendo ampliadas dentro das organizações – antes a tecnologia era usada apenas para automatizar tarefas e eliminar o trabalho humano, mas aos poucos ela enriqueceu todo o processo organizacional, otimizando as atividades, ampliando as formas de comunicação e assim por diante.
Nesse novo cenário, a TI começou a assumir um papel muito mais protagônico nas organizações: o papel de fator de crescimento de lucros e de redução de custos operacionais.
Empresas do ramo de serviços financeiros, como bancos e companhias de seguro, sempre tiveram mais facilidade de reconhecer o papel crítico da TI para seus negócios: nelas, a TI é fundamental para a composição dos serviços e produtos ofertados (cartões magnéticos, internet banking, caixas eletrônicos etc.). Com o passar do tempo, empresas de outras áreas começaram a constatar que também precisavam de informações oportunas para agregar valor e qualidade aos produtos e serviços oferecidos, melhorar seus processos decisórios e garantir a sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo.
Ter um bom time de TI, como da Gate7, é decisivo para o sucesso de uma organização, contribuindo para que ela seja ágil, flexível e robusta. Para garantir esse resultado, é necessário traduzir a visão da empresa e sua estratégia em objetivos menores, para então identificar-se as iniciativas de Importância do TI que melhor podem contribuir para alcançá-los. As organizações que conseguirem criar essa vinculação entre estratégia e TI, focalizando seus investimentos em tecnologia nas áreas mais importantes para o sucesso da estratégia escolhida, certamente estarão no caminho certo para obter um excelente desempenho, meta principal de qualquer organização.
Os profissionais de todas as áreas da empresa, devem estar ciente dessas estratégias e conhecer, de maneira abrangente, o cenário da Infra-estrutura de TI e o seu relacionamento com os Sistemas de Informação, outro conceito ainda difuso na mente de muitos gestores e CEOs