Field Service: Entenda o que é e quais os benefícios para sua empresa

Field Service: Entenda o que é e os benefícios para a sua empresa

Quando o assunto é suporte de TI, é muito comum imaginar que tudo acontece de forma remota, não é mesmo? Porém, este não é o caso do field service.

Isso porque, ele se trata do serviço em que o profissional de TI vai até o lugar onde está o equipamento que apresenta falhas para realizar os reparos necessários.

Em tradução para o português, field service quer dizer “serviço de campo” e hoje vamos explicar mais sobre esse tipo de suporte, apresentando os seus benefícios e muito mais.

O que é field service?

Como a própria tradução já deixa claro, “serviço de campo” é qualquer atividade feita fora da empresa. 

Então, é um tipo de serviço muito comum na tecnologia e acontece quando o técnico se desloca até o local onde o cliente está para realizar a manutenção, instalação ou reparo de equipamentos.

Com certeza você já deve ter usufruído do field service. Uma situação muito comum em que ele acontece é quando se tem um problema no notebook ou computador que não é possível identificar. Assim, entra-se em contato com a assistência técnica.

Neste primeiro momento, a assistência técnica tenta resolver o problema por telefone que não é eficaz. Após isso, é informado que um técnico vai até a sua residência para solucionar o problema.

Portanto, é exatamente essa ida do técnico até a sua casa para identificar e solucionar o problema no equipamento que se chama de fiel service.

Todavia, encaminhar o técnico para fazer o reparo, seja de notebooks, desktops ou softwares, nunca é a primeira atitude a ser tomada pelo suporte de TI.

A razão para isso é muito simples: existem dois serviços que estabelecem a necessidade do field service. São eles:

  • Help Desk – traduzindo para o português significa “Central de Ajuda” e é o primeiro suporte do TI. Ele acontece de forma remota, por telefone ou online;
  • Service Desk – atende as demandas mais complexas e que não foram solucionadas pelo Help Desk. É aqui que se estabelece se há a necessidade de o atendimento ser realizado presencialmente ou remotamente.

Como funciona?

As empresas especializadas nesta modalidade de serviço em campo sempre contam com ferramentas e recursos tecnológicos que estão disponíveis para facilitar os serviços que devem ser realizados neste ambiente externo.

Esse tipo de sistema garante que a comunicação aconteça de modo eficaz e ágil, facilitando os agendamentos, despachos e o compartilhamento de informações entre os profissionais técnicos que estão em campo e os que permanecem no escritório.

Afinal de contas, para que as empresas possam efetivamente usufruir das vantagens do field service é importante que a terceirizada seja rápida na troca de dados e na mobilidade. 

Inclusive, é por isso que a empresa de TI parceira tem ferramentas que ajudam na realização de diversas tarefas, como:

  • Agendamento das ordens de serviço;
  • Atribuições das demandas para os profissionais técnicos disponíveis;
  • Comunicação em tempo real com os técnicos que estão em campo;
  • Coleta de informações referentes a prestação do serviço para com a empresa, como horário de chegada, tarefas que foram realizadas e solicitações de informações;
  • Compartilhamento do histórico da empresa cliente para que o técnico preste um atendimento eficaz.

Benefícios de contar com o serviço field service para sua empresa

Agora que você já sabe o que é e como funciona, separamos alguns benefícios desta modalidade de suporte. Veja!

Soluções rápidas

A agilidade é uma grande vantagem do field service. Afinal de contas, com o técnico no local em que o equipamento ou sistema está apresentando problemas, a reparação pode ser feita com maior rapidez, garantindo a continuidade dos processos da sua empresa.

Redução de danos

A partir do momento que o problema é solucionado com rapidez, os danos são minimizados também. 

O profissional que faz essa atividade em campo é capacitado para lidar com todo o sistema da sua empresa, atuando assim para prevenir os possíveis problemas que o equipamento possa ter.

Gastos reduzidos

Com o técnico na sua empresa, indicando como funciona os sistemas, como fazer uso deles e as melhores práticas de TI para os seus funcionários, as chances de que as falhas acabem causando a paralisação dos processos são baixas. 

Então, isso leva ao benefício dos gastos reduzidos, não havendo necessidade de compra de equipamentos sem o devido planejamento, por exemplo. 

Melhora o fluxo de trabalho

Com o problema sendo solucionado com rapidez, a equipe de profissionais da sua empresa pode retornar às atividades o quanto antes, sem acúmulo de tarefas e sem a necessidade de paralisar as atividades enquanto aguarda serviços de reparo à parte.

Acompanhamento das evoluções tecnológicas

As soluções de problemas de tecnologia estão cada vez mais eficazes, porém as demandas estão cada vez mais complexas também. Assim, é natural que as empresas não consigam acompanhar essa evolução, pois estão focadas na sua atividade-fim.

No entanto, com o apoio de uma empresa parceira de field service em TI, é possível garantir que a sua empresa tenha acesso às melhores soluções do mercado para os problemas específicos que possam surgir.

Melhora relação com o cliente

O funcionamento adequado dos sistemas e equipamentos da sua empresa permite que os seus funcionários consigam fornecer um bom atendimento aos clientes. Portanto, isso melhora a relação com seu público. 

O field service é uma modalidade de atendimento e suporte obrigatório para as empresas que costumam enfrentar problemas de TI de maior complexidade e de modo recorrente.

Então, a sua empresa quer investir em field service? Entre em contato conosco e confira as nossas soluções!

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