Suporte Técnico de TI: Entenda o que faz!

Suporte Técnico de TI: Entenda o que faz!

O Suporte Técnico de TI é responsável por garantir que todos os equipamentos e máquinas tecnológicas de uma empresa funcionem corretamente.

Portanto, ele automatiza os processos e permite que as soluções tecnológicas estejam disponíveis para os demais colaboradores, ajudando assim na produtividade da empresa.

Afinal de contas, os funcionários precisam que os seus equipamentos e ferramentas estejam funcionando para que as suas atividades sejam realizadas com êxito.

Isso porque, a tecnologia faz parte integral do dia a dia de diversos setores. Logo, hoje vamos explicar um pouco sobre o papel do Suporte Técnico de TI e como ele é fundamental para as empresas. Confira!

O que faz o Suporte Técnico de TI?

Existem funções básicas que fazem parte do trabalho do Suporte Técnico de TI, dentre elas podemos mencionar:

  • Realizar correções de problemas de infraestrutura, tal como realizar a configuração de equipamentos de estações de trabalho, configuração de redes, backup, manutenção e muito mais;
  • Atender ao chamado dos funcionários, sanando dúvidas sobre o uso dos equipamentos, realizando recuperação de senhas e solucionando problemas com acesso a softwares, por exemplo;
  • Atualização de softwares e hardwares, garantindo que tudo funcione corretamente para que os funcionários realizem as suas atividades.

Dentro desse contexto, a terceirização do Suporte Técnico de TI é a melhor alternativa, já que assim a empresa passa a contar com um parceiro especializado e capaz de atender as mais diversas demandas.

Quais as vantagens de terceirizar o Suporte Técnico de TI?

A terceirização de TI acontece quando uma empresa faz a contratação de uma outra empresa para atender as demandas e realizar as atividades que estão ligadas à Tecnologia da Informação.

Logo, ao invés de criar um departamento próprio, se busca por uma empresa especializada para garantir a infraestrutura de TI. Essa prática apresenta uma série de vantagens e abaixo apresentamos algumas delas. Acompanhe!

Equipe especializada 

A área de TI passa por atualizações constantes e isso significa que é necessário contar com profissionais especializados para atenderem as demandas.

A partir do momento que você terceiriza esse setor, automaticamente o seu negócio passa a contar com um time avançado e que tem todo o conhecimento necessário para desenvolver as atividades solicitadas.

Isso porque, por trás de uma boa equipe, existe uma empresa que fornece o acesso às ferramentas de TI necessárias para que as tarefas sejam concluídas com sucesso.

Mais segurança

Com uma equipe especializada, surge outra vantagem: a segurança das informações. Ora, as empresas armazenam dados sensíveis que não podem ser perdidos.

Então, ao terceirizar os serviços de TI, a empresa contratada ainda precisa ofertar o que existe de melhor e mais atual no mercado no que diz respeito à segurança.

Como estamos falando de uma empresa especializada em Suporte Técnico de TI, ela naturalmente tem mais condições de encontrar as ferramentas e soluções mais adequadas para que os dados do seu negócio fiquem em total segurança.

Redução de custos

Investir na terceirização do Suporte Técnico de TI é uma excelente maneira de reduzir os custos. Afinal, não haverá necessidade de recrutar, selecionar e treinar profissionais.

Além disso, a empresa não terá gastos com a compra de máquinas e equipamentos para o pessoal do TI, que apresentam custos muito altos.

Em contrapartida, a terceirização tem um valor fixo e a empresa contratada ficará responsável por fazer o acompanhamento de todos os equipamentos, garantindo que tudo funcione adequadamente.

Ora, essa atenção impacta diretamente na produtividade de todos os setores do seu negócio e, como resultado, melhora os resultados da sua empresa.

Está cada vez está mais difícil se manter no mercado e a redução de custos acaba sendo uma necessidade. Por isso, terceirizar o TI é uma excelente alternativa para diminuir os gastos. 

Agilidade no atendimento

Problemas técnicos sempre surgem e geralmente acontecem quando menos se espera. Porém, as atividades da empresa não podem parar, não é mesmo? 

Logo, quanto antes o problema for resolvido, melhor! Seja da queda de um servidor ou simplesmente de um profissional com dúvida quanto ao uso de um software, por exemplo.

Então, ao terceirizar o Suporte Técnico de TI você passa a contar também com a agilidade no atendimento, exatamente para que as atividades da empresa não sejam impactadas por problemas técnicos.

Infraestrutura completa

A infraestrutura de TI é algo bastante complexo, exigindo a compra de equipamentos, bem como manutenção constante até a substituição. E, como já citamos anteriormente, são fatores que exigem muito do financeiro da empresa.

No entanto, aí entra outra grande vantagem de terceirizar o Suporte Técnico de TI, pois esses problemas param de fazer sentido e o seu negócio passa a ter acesso aos equipamentos mais modernos do mercado, tudo previamente acordado, é claro!

Documentação do TI

Uma atividade desempenhada pelo departamento de TI dentro das empresas é realizar a documentação dos equipamentos, sistemas, telefones, senhas e uma série de informações dos funcionários.

Então, a empresa contratada também presta esse serviço, fazendo o levantamento e organização do setor, contribuindo para a tomada de decisões urgentes quando necessário

Relatórios para mensurar os resultados

Como todo e qualquer trabalho, é preciso que se faça a mensuração das atividades para que se avalie se os resultados entregues foram satisfatórios ou não.

Portanto, faz parte do Suporte Técnico de TI fornecer os relatórios que mostrem as demandas atendidas, bem como aquelas em aberto, exatamente como uma forma de identificar gargalos que devem ser solucionados para agilizar os processos da empresa.

Por sua vez, a empresa pode usar os relatórios para entender a realidade em que se encontra e assim desenvolver um plano estratégico para o TI, como a mudança de um sistema, por exemplo.

Acompanhamento constante

Por fim, uma das vantagens em contar com o Suporte Técnico de TI terceirizado é o acompanhamento constante, com uma equipe pronta para atender os chamados no menor tempo possível.

Além disso, os profissionais de TI estão sempre analisando e identificando as folhas por meio de testes e auditorias, impedindo que problemas surjam e causem danos reais.

O Suporte Técnico de TI quando terceirizado traz muitas vantagens para as empresas, pois reduz custos, disponibiliza uma infraestrutura completa e ainda traz mais assertividade para os processos.

Caso a sua empresa precise de suporte nas atividades de TI, nós podemos ajudar. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

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